domingo, 11 de outubro de 2015

24 anos e ainda pedem minha identidade


Não parece que eu tenho 24 anos. Desde sempre as pessoas pensam que eu sou mais nova do que eu realmente sou. No dia em que completei 15 anos o cobrador do ônibus disse que eu tinha 12. Fiquei espantada com aquilo, pois na minha cabeça era óbvio que eu parecia ter 15. Com sorte pensariam que eu tinha 17. Mas não, pensavam que eu tinha 12.
Aos 18, todos, de cinemas a restaurantes, pensavam que minha identidade era falsa. Como pode? Não pareço ter 18? Diziam que eu tinha 14 anos. Ora, se aos 15 eu parecia ter 12 e aos 18 pensavam que eu tinha 14, os cientistas deveriam me estudar, afinal eu não envelheço. Imaginem viver assim na época do colégio. Você está acabando o ensino médio com rostinho de quem está chegando na 5ª série (ou 6º ano caso meus cálculos estejam corretos).
Chegando à casa dos 20 anos eu ainda me pegava surpresa quando as pessoas olhavam para mim e para o meu cartão do banco na fila do supermercado. Deveriam pensar que peguei escondido da minha mãe. Não pessoal, é meu mesmo. Na fila da matrícula da faculdade: Sim professora, a senhora viu certo. Sou de 1991. Não parece, e eu sei disso.
Porém, essa semana eu fui chamada de menininha. Menininha. 24 anos nas costas e me veem como menininha. Achei muito engraçado e deu vontade de explicar que na verdade eu já passei dessa fase há uns 13 anos, talvez. Que seja, deixei as pessoas acreditarem na ‘menininha’ que saiu da boca delas. E retomando ao título; ainda pedem minha identidade em algumas situações; como no cinema por conta da idade indicativa. Serio! No Cemal (Centro de Medicina Aeroespacial), quando precisamos fazer um tipo de cadastro, um dos atendentes não acreditava que eu tinha idade para fazer o curso de comissária. Ele olhava minha data de nascimento, ria, olhava para mim, voltava à data de nascimento... Aliás, na matrícula do mesmo curso não acreditavam que além de ser da casa dos vinte e poucos anos eu já possuía uma graduação completa.

Vantagens de parecer criança! Aos que passam por isso vou deixar uma dica: vamos aproveitar nossa fonte de juventude, porque quem sabe o que podem fazer com ela!


Um beijo!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário